Através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Santa Cruz/RN, a FÁBRICA FÊNIX, empresa no ramo têxtil localizada na cidade de Antônio Martins/RN, serão iniciados cursos de Costura Industrial de Vestuário e Mecânica de manutenção em Máquina Industrial para 25 (vinte e cinco) pessoas.
A diretora SENAI de Santa Cruz/RN, Luciene de Pontes, tem sido grande aliada da empresa desde a fundação, comenta o empreendedor Odair Amorim. A expectativa do proprietário da fábrica é de que essas 25 (vinte e cinco) pessoas estejam tecnicamente qualificadas para atuar no mercado têxtil, através da Fênix.
A Fábrica Fênix atual no mercado desde 2011, prestando serviços para gigantes da moda, está inserida no programa Pró-Sertão e atualmente tem capacidade produtiva de 450 peças do vestuário por dia.
UNIDADE MOVÉL (CAMINHÃO CARRETA) DO SENAI EM ANTONIO MARTINS
Para viabilizar a realização dos cursos, o empresário conseguiu viabilizar junto ao SENAI, o deslocamento e instalação de uma UNIDADE MÓVEL (UMA CARRETA) totalmente equipada com máquinas de costura e demais itens necessários para o início e conclusão dos cursos, que será ministrado por professores e técnicos do Senai.
PARCERIA QUE QUALIFICA MÃO DE OBRA
O empreendedor Odair Amorim conta entusiasmado que parcerias como a que a Fênix mantem com o SENAI são de suma importância para o crescimento das empresas do setor, dado que o Senai dispõe de toda estrutura técnica e consultoria, tanto para qualificar futuros funcionários, quanto para aperfeiçoar os já contratados pela empresa.
Com a qualificação na elaboração de atividades de confecção em máquinas de costura reta e overloque em tecido plano e de malha, o aluno aprenderá métodos e técnicas operacionais de acordo com padrões de qualidade, produtividade, normas técnicas, noções de higiene e segurança para desenvolver peças do vestuário.
PRÓ-SERTÃO NO RN: PARCERIAS, EMPREGOS E DIGNIDADE NO SEMI-ÁRIDO
O projeto Pró-Sertão, criado em 2013, é um projeto de interiorização da indústria e de criação de empregos, de modo particular, ao semiárido potiguar.
Através do projeto, tem sido possível a ocorrência de parcerias entre fábricas do interior do Estado, com é o caso da Fábrica Fênix e gigantes do mercado têxtil como o grupo Guararapes/Riachuelo, Hering do Brasil, Renner, Malwee entre outras. Com isso, cidades do interior do RN tem se destacado na geração de emprego e renda.
META DO PRÓ-SERTÃO É FOCAR NA EXPANSÃO EM TODAS AS REGIÕES DO RN
Atualmente existem no Estado cerca de 120 Fábricas Têxteis no Pró-sertão. Somente em São José do Seridó, que tem população estimada de 4.643 habitantes (IBGE, 2017), as Fábricas Têxteis geram 700 empregos diretos, sendo a principal atividade econômica. Em Parelhas são 13 empresas criadas com o Pró Sertão, 450 famílias envolvidas e uma renda mensal aproximada de 600 mil no município.
As empresas integrantes do projeto dispõem do selo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O selo é uma estratégia para garantir o crescimento sustentável da atividade têxtil no País.