A querida cidade de Caraúbas completa mais um ano de história, 154 anos nesse dia 5 de março de 2022.
Em 1750, o português Francisco de Souza Leão estabeleceu-se numa fazenda na localidade de cachoeira, tendo mais tarde, trazido de Pernambuco, 3 sobrinhos para com ele trabalharem no desenvolvimento da região. Um deles, Leandro da Cunha Bezerra Cavalcanti, casou-se em 1780, com sua prima Ana, filha de Souza Leão, situando, após o casamento, uma fazenda no “Riacho de Caraúbas”.
Conta a história, que, temendo a exterminação do gado da região devido à seca, Leandro prometeu construir um capela a São Sebastião, de quem era devoto, caso surgisse água farta para manutenção de sua fazenda. Mandou cavar um poço junto ao riacho, de onde jorrou água em abundância e nunca mais secou. Esse local, passou a chamar-se, então, Poço de São Sebastião.
Com a construção da capela, surgiram romarias e festas religiosas, atraindo grande número de fiéis. Teve aí, origem, a atual sede municipal.
Estando a fazenda de Leandro localizada nas imediações do Riacho, bem próximo a um bosque de Caraubeiras, os vaqueiros da região ao se dirigirem ao local, costumavam a dizer que iam para as “Caraúbas”. Daí o topônimo do município.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Caraúbas, pela Lei Provincial n.º 408, de 01-09-1858, subordinado ao município de Apodí.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Caraúbas, pela Lei Provincial n.º 601, de 05-03-1868, desmembrado de Apodí. Sede na ex-localidade de Caraúbas. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-01-1869.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila de Caraúbas é constituída de distrito sede.
Hoje Caraúbas avançou muito, se desenvolveu e cresceu muito. Cidade universitária, de um povo bom e acolhedor. De um povo batalhador e muito trabalhador.
Parabéns Caraúbas, que Deus abençoe o nosso povo e a nossa cidade.