Rio Grande do Norte está com 7 pré-candidatos a governador confirmados

Compartilhe

Os partidos políticos têm praticamente três meses para definição e homologação  dos candidatos majoritários às eleições de outubro,  mas já são sete os postulantes ao cargo de governador do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima  Bezerra, que é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e buscará a reeleição com apoios, até agora, do PC do B –  partido do vice-governador Antenor Roberto de Medeiros, e ainda PSB, PV, PDT, PROS, Republicanos e MDB, que indicará como companheiro dela para vice o deputado federal Walter Alves. Está confirmada também a candidatura do ex-deputado Fábio Dantas, pelo Solidariedade, com apoio do PL e deve contar também com o PTB, PSC e PP. O PSDB e o União Brasil discutem os rumos que vão tomar. A tendência do União Brasil é a oposição.

Enquanto não chega o período de 15 dias para realizações de convenções partidárias, que vão de 20 de julho a 05 de agosto, a governadora Fátima Bezerra intensificou as visitas ao interior e vem recebido prefeitos no gabinete da Governadoria.

No meio da semana, Fátima Bezerra transpareceu sua preocupação com a veiculação de noticias falsas durante a campanha eleitoral. “Em tempos de disseminação de fake news e uso das redes como arma política, eventos como esse são essenciais para o fortalecimento da nossa democracia”, dizia ela, ao encerrar um curso sobre condutas vedadas a agentes públicos no dia 04.

Partidos de oposição ao grupo da situação, lançarão outros cinco candidatos a governador do Estado, além do ex-vice-governador Fábio Dantas, do partido SOLIDARIEDADE, que de saída faz aliança com o Partido Liberal (PL) do pré-candidato a senador Rogério Marinho e ainda PTB, PSC, PP.

Fábio Dantas aposta no apoio de pelo menos 120 prefeitos e no fato de o PT nunca ter vencido uma eleição majoritária em Natal, maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 575 mil eleitores para alavancar sua pré-candidatura, além do apoio de partidos bolsonaristas e de todos os segmentos políticos: “Todo apoio é bem-vindo, eu quero apoio do centro, da esquerda insatisfeita com o governo Fátima”, dizia ele, quando se lançou pré-candidato. 

Em meio a essas pré-candidaturas, uma decisão mais aguardada é a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), que continua em silêncio, sem anunciar apoio à Fátima Bezerra ou a Fábio Dantas, mas a bancada tucana na Casa dividiu-se ao meio no apoio aos dois, vez que os deputados Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Nelter Queiroz e Tomba Farias fazem oposição sistemática ao governo e  os deputados Albert Dickson, Ezequiel Ferreira, Doutor Bernardo, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes a acompanham o governo. 

Pré-candidatos majoritários

A GOVERNADOR:

Fátima Bezerra (PT)

Fábio Dantas (SD)

Haroldo Azevedo (PATRI)

Clorissa Linhares (Brasil 31)

Rosália Fernandes (PSTU)

Daniel Morais (PSOL)

Wesli Dantas (DC)

A SENADOR: 

Rogério Marinho (PL)

Carlos Eduardo (PDT)

Rafael Motta (PSB)

Robério Paulino, Freitas Júnior ou Gláucio Tavares (PSOL)

Ney Lopes (Brasil 35)

Dario Barbosa (PSTU)

Shirlei Medeiros (DC)

Tribuna do Norte.


Compartilhe

Deixe um comentário