A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) avalia pedir a volta do uso de máscaras em ambientes fechados no Rio Grande do Norte. No fim de semana uma nota técnica da Sesap com essa recomendação vazou, mas a secretaria diz que a medida ainda está em discussão.
Publicado em abril, o decreto que flexibilizava o uso de máscara em ambientes fechados previa que o governo poderia rever as medidas de flexibilização diante de novas atualizações do cenário epidemiológico. De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde da pasta, Kelly Lima, “hoje a realidade é outra” e novas medidas devem ser anunuciadas.
RN tem crescimento na média móvel de casos de Covid e atinge maior patamar desde 14 de abril
“Estamos dialogando com o Governo e com os demais secretários para chegar a um veredito e, retornar, se for o caso, o uso de máscaras para mitigar o desenvolvimento da doença”, afirma a gestora.
Além da recomendação para a volta do uso do equipamento em ambientes fechados, a pasta enviou 400 mil testes covid aos municípios e vai reforçar a importância das notificações dos autotestes.
A recomendação para a volta do uso de máscaras em ambientes fechados se dá pelo atual quadro epidemiológico do Rio Grande do Norte. O estado teve um aumento de 619% na média móvel dos últimos 15 dias, segundo levantamento feito pelo g1 e pela Inter TV Cabugi a partir dos boletins epidemiológicos diários divulgados pela pasta.
G1RN.