Governo do RN promete pagamento de diárias para garantir “Operação Carnaval 2023”

Compartilhe

O plano especial de segurança pública da “Operação Carnaval 2023” se inicia nesta sexta-feira (17) em todo o Rio Grande do Norte. Cerca de 3,2 mil policiais (militares e civis) e bombeiros militares atuarão em reforço ao efetivo das corporações até a Quarta-Feira de Cinzas (22).

O incremento no quantitativo de agentes em serviço será feito mediante pagamento de diárias operacionais, asseguradas pelos comandantes das instituições junto ao Governo do Estado. No entanto, sindicatos de categorias que têm pagamentos de 2022 em atraso orientaram pelo não cumprimento do serviço extra.

A presidente do Sindicatodos Policiais Penais (Sindppen-RN), Vilma Batista, afirmou que a categoria não fará serviço extra no carnaval. A decisão veio após o Governo apresentar proposta de quitar a dívida de dezembro no dia 23 de fevereiro e as de janeiro, no dia 10 de março. “Infelizmente, a gente tem que dar ao governo o mesmo tratamento que estão nos dando”, afirmou.

A mesma insatisfação foi apresentada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/RN). “O Sinpol-RN repudia os atrasos do pagamento das diárias operacionais e entende que os policiais não deveriam se voluntariar enquanto não forem pagas as diárias atrasadas”, disse a presidente, Edilza Faustino.

Apesar dos posicionamentos dos sindicatos das categorias dos agentes de segurança, o coronel Francisco Araújo, secretário estadual de segurança pública e defesa social (Sesed), conclamou as categorias para o serviço e garantindo os pagamentos, confirmando a manutenção da Operação Carnaval, que ele apresentou nesta quinta-feira (16).

Ele reconheceu a dificuldade no pagamento dos valores atrasados, mas disse que as dívidas serão quitadas. “Nós conclamamos todos a trabalhar porque está garantido o pagamento da diária. Dentro das possibilidades, quando o dinheiro entrar no caixa do Governo do Estado, a prioridade número 1 será dada a esses policiais. Uma grande parte do atrasado já foi pago e está garantido o pagamento de todos que vão trabalhar na Operação Carnaval”, assegurou o secretário.

Tribuna do Norte


Compartilhe

Deixe um comentário