A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a partir desta segunda-feira (27) o licenciamento e ativação das estações de 5G – na faixa de 3,5 GHz – em mais 14 cidades do Rio Grande do Norte.
Assim, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar a agência a ativação. Ao todo, no Brasil, a liberação foi para 347 municípios.
Para cada município, as prestadoras precisam adequar uma quantidade mínima de estações a ser implementadas nos prazos do edital ou conforme estratégias de cada uma.
Os municípios do RN que tiveram a liberação são:
- Arez (2 estações mínimas)
- Bom Jesus (1 estação)
- Ceará-Mirim (9 estações)
- Extremoz (4 estações)
- Goianinha (3 estações)
- Ielmo Marinho (2 estações)
- Macaíba (10 estações)
- Maxaranguape (2 estações)
- Monte Alegre (3 estações)
- Nísia Floresta (3 estações)
- Parnamirim (33 estações)
- São Gonçalo do Amarante (13 estações)
- São José de Mipibu (6 estações)
- Vera Cruz (2 estações)
A Anatel ressaltou, no entanto, que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de 5G nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Além dessas cidades, no RN, Natal já tinha tido o licenciamento e a instalação da estações 5G liberadas no ano passado e o sinal começou a ser liberado em setembro.
Há ainda outros 18 municípios do RN com planejamento aprovado até junho deste ano: Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Grossos, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Tibau, Baía Formosa, Brejinho e Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tibau do Sul e Vila Flor.
G1RN.