Ministério de Minas e Energia cria “gabinete de crise” para monitorar apagão

Compartilhe

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou um comunidado à imprensa na manhã desta terça-feira (15) afirmando que foi criada “uma sala de situação” para monitorar o apagão que acometeu diversos estados do Brasil e o Distrito Federal.

“O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, diz trecho nota.

Além do DF, a equipe de O TEMPO identificou apagões em 25 estados. Exceção é Roraima, que não está ligado ao sistema integrado nacional de transmissão de energia.

Nas capitais de Minas Gerais e da Bahia, os trens do metrô ficaram parados. Procurada pela reportagem, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que apura a situação.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo MME:

“O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”.

Confira mais detalhes na matéria de Gabriela Oliva, o Tempo.

Bg.


Compartilhe

Deixe um comentário