A garantia da continuidade na execução de obras e o conhecimento da administração municipal pesou na decisão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) de apoiar a pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) a sua sucessão nas eleições de 06 de outubro. “Entendemos que precisamos de alguém para nos suceder na Prefeitura que tenha experiência, mas principalmente que conheça os caminhos de Brasília, é lá aonde estão os recursos, os Ministérios e onde conseguimos liberar a maioria das verbas para todas as obras que estão em andamento”, disse o chefe do Executivo.
“Temos mais de 100 0bras sendo levadas a efeito e construídas em Natal ao mesmo tempo, a maioria delas com recursos federais”, informou Álvaro Dias, que continuou: “Claro que tem recursos próprios e outros recursos que se somam para podermos viabilizar essas obras, mas é fundamental um pré-candidato que conheça os trâmites burocráticos e forma de liberar os recursos, apresentar e acompanhar projetos e Paulinho Freire tem essa experiência como deputado”.
Álvaro Dias anunciou a aliança do Republicanos com o União Brasil ao lado de outros cinco partidos – PP, PL, Podemos e a Federação PSDB/Cidadania, na tarde da quinta-feira (02), na sede do seu partido, tendo chegado em companhia do próprio deputado Paulinho Freire e do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Ériko Jácome (PP), além da vereadora Nina Souza (União) e da secretaria municipal do Planejamento, Joana Guerra.
“Pra quem tinha dúvida está aqui”, chegou a comentar na entrada da sede do Republicanos, na rua Floriano Peixoto, próximo ao Palácios dos Esportes Djalma Maranhão. “Paulinh Freire tem um bom relacionamento na Câmara Federal e tem me ajudado nos diversos Ministérios na Capital Federal a liberar os recursos, tenho certeza de que ele será um grande prefeito e um grande sucessor, vai levar a efeito às obras que nós estamos fazendo e que não poderão ser, por falta de tempo hábito, concluídas a tempo, ele deverá concluir e angariar novos recursos para novas obras, pela experiência que tem”, completou.
Além de agradecer o apoio do prefeito de Natal, Paulinho Freire disse que o engajamento de Álvaro Dias “é de suma importância” para a sua pré-candidatura. “Acho que o jogo “zerou”, a pré-campanha vai começar a partir de agora, realmente, sabendo quem serão os candidatos, como vai ser a competitividade e nós estamos prontos, preparados e querendo”, avisou.
Freire admitiu “não ter duvida” de que o apoio de Álvaro Dias será determinante para a pré-campanha e à campanha, propriamente dita, a partir da segunda semana de agosto. “Eu esperei até agora, era o que eu mais queria na minha vida. Eu dormia sonhando com essa força. Eu conversava com os amigos, então acreditava, mesmo naquelas horas que saíam alguns boatos. Não, Álvaro vai ficar com a gente, porque a gente se identifica, já fez política junto há muito tempo e tenho certeza que o apoio do prefeito Álvaro será decisivo nessa eleição”.
Com relação às eleições de 2026, Paulinho Freire também disse que passa por 2024. “Nós somos políticos, vamos ser políticos toda hora. Claro que nós vamos tentar manter o nosso grupo em 2026, mas por enquanto nós estamos pensando em 2024, mas a gente sabe que 2026 passa por 24. Então nós vamos chegar em 2026 também muito fortes, reunidos, junto com o prefeito e junto com os partidos que fazem parte dessa união”, garantiu.
Joanna Guerra acata convite para ser a vice de Paulinho
A indicação da secretária Municipal de Planejamento, Joanna Guerra, como pré-candidata à vice-prefeita de Natal, a ser confirmada no período das convenções partidárias entre 20 de junho e 05 de agosto, consolidou o apoio do prefeito Álvaro Dias e do partido Republicanos à chapa majoritária que será liderada pelo deputado federal Paulinho Freire (União).
“Tenho o sonho de ser prefeito de Natal e gostaria muito de suceder um prefeito que fizesse o que Álvaro Dias vem fazendo, mudasse a cara de Natal, levasse o Natal ao avanço, à geração de novos empregos, à mudança da cidade como toda, há obra em todos os lugares, todas as quatro regiões foram atendidas”, disse Paulinho Freire.
O pré-candidato a prefeito do União Brasil disse “ter certeza que se a gente conseguir lograr êxito, nós vamos dar continuidade à gestão de Álvaro e precisamos de uma pessoa para ser vice, uma pessoa técnica, experiente e competente”, virando-se para a secretária Joanna Guerra e a convidando, publicamente, para ser a companheira de chapa na campanha.
“Precisamos muito dela para a gente, lado a lado, para poder administrar a cidade”, reforçou Freire, que ouviu o seguinte de Joanna Guerra: “Com imensa alegria e honra recebo esse convite e digo que está aceito”.
Joanna Guerra aproveitou para agradecer a confiança do prefeito Álvaro Dias, que chegou a cogitá-la como pré-candidata: “Ao longo desses anos e sempre estivemos à disposição para trabalhar pela Cidade do Natal, com todo o nosso conhecimento técnico e estudo na área de políticas públicas”.
A secretária afirmou, ainda, “poder agregar tecnicamente a esse novo governo que a gente espera, que suceda à gestão de sucesso do prefeito Álvaro Dias, que realmente recolocou a Cidade do Natal no estilo de desenvolvimento, do progresso, do futuro. E é assim que a gente quer permanecer com a nossa cidade, sempre no topo e nossa população tendo toda a qualidade de vida que merece nas quatro regiões da cidade”.
Freire disse que antes de decidir pela escolha de Joanna Guerra para ser a sua vice, conversou com o presidente do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, o senador Rogério Marinho, que deu total apoio a sua decisão: “O PL é um partido que vai ter uma importância muito grande, todos os partidos aceitaram muito bem o nome de Joana, trata-se de uma mulher, como já disse, competente, dedicada. E eu tenho certeza que vai ajudar muito, não só na campanha, mas na nossa administração”.