RN é o terceiro estado com mais casos de câncer de pele do Nordeste

Compartilhe

Rio Grande do Norte é o terceiro estado que mais registra casos de câncer de pele no Nordeste. O levantamento foi feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e divulgado neste início de mês para alertar sobre o Dezembro Laranja, uma campanha de conscientização em relação à doença. 

Os dados da SBD apontam que o RN registrou 4.879 casos de câncer de pele entre os anos de 2013 e 2021. Apenas Bahia, com 6.222, e Ceará, com 6.206, tiveram mais diagnósticos da enfermidade na região. 

No Brasil, o Rio Grande do Norte ocupa o 10º lugar no ranking.

No Nordeste, o risco de casos se dá por conta da maior incidência dos raios ultravioletas, explica a médica dermatologista. “O Nordeste está sob o maior risco porque tem latitudes mais baixas, é mais próximo da Linha do Equador. Então, os raios ultravioletas incidem de modo mais direto na pele”.

Prevenção

A dermatologista diz que a melhor forma de se prevenir é evitar exposição solar, principalmente numa faixa de horário entre 9h ou 10h até 15h ou 16h. 

Caso não seja possível, há as “proteções secundárias”, com ela define. “O protetor solar, as roupas com proteção UV [ultravioleta], chapéu… o ideal é que você evite a exposição direta e, se acontecer essa exposição, você está bem protegido para reduzir a incidência de ultravioleta na sua pele”. 

Esse cuidado é preciso ter desde criança. O câncer é mais propício em pessoas mais velhas exatamente pelo acumulado do ultravioleta na pele ao longo dos anos.


Compartilhe

Deixe um comentário