Prefeitos cumpriram apenas 15% dos compromissos de campanha

Compartilhe

Ampliar o ensino integral, retomar as obras paradas, reduzir os gastos públicos, construir moradias… Em um ano de mandato, os prefeitos das 26 capitais do país cumpriram 15% das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020.

Levantamento feito pelo g1 mostra que 166 dos 1.091 compromissos assumidos pelos então candidatos, eleitos para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos.

Os dados mostram, ainda, que 18% das promessas foram cumpridas parcialmente durante um ano de gestão – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue.

Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos das capitais são 66%. Oito compromissos ainda não puderam ser avaliados por falta de dados ou informações.

Trata-se de um acompanhamento ao longo da gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato.

O monitoramento das promessas dos políticos é feito pelo g1 periodicamente desde 2015. O levantamento é feito por mais de 50 jornalistas de todo o Brasil, que seguem uma metodologia própria para separar e avaliar tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato.

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:

Total de promessas: 1.091

Cumpridas: 166

Cumpridas em parte: 201

Não cumpridas ainda: 716

Não avaliadas: 8

G1.


Compartilhe

Deixe um comentário