As oficinas de doces e biscoitos realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), em quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), foram importantes para diversas pessoas que participaram da ação. Muitas delas aproveitaram a oportunidade de adquirir conhecimento e começaram a comercializar os produtos que aprenderam a fazer na oficina.
Bruna Morais, uma das 17 alunas que participaram da oficina no CRAS Costa e Silva, aproveitou a iniciativa e agora vende produtos que ela mesma produz através da oficina. Ela disse que antes da oficina só vendia bolos, mas com o conhecimento que adquiriu por meio da oficina agora seu leque de produtos aumentou consideravelmente.
“Esse curso foi muito importante para mim porque, até então, eu só vendia bolo. Lá eu aprendi a fazer casadinho, biscoito, salgadinhos de cebola e aumentou muito minhas vendas. A importância para mim (de ter participado da oficina) foi ter alavancado as vendas e ter uma renda extra”, disse Bruna.
A confeiteira explicou que tinha muita vontade de aprimorar seu conhecimento, mas não tinha condições de pagar cursos voltados à área. “Eu fiquei sabendo através de uma prima minha que ia ter essa oficina e fiz logo minha inscrição. Garanti logo minha vaga. Eu sempre tive vontade de fazer um curso desse, mas eu não tinha condições porque o custo é muito alto. Agora eu tive a oportunidade de fazer”, contou.
Secretário de Assistência Social e Cidadania, Thiago Marques destacou a felicidade das oficinas estarem cumprindo seu papel que é de proporcionar conhecimento às pessoas que participaram da ação e gerar renda extra para essas pessoas.
“É uma felicidade muito grande da Secretaria quando a gente visualiza que o objetivo central das oficinas está sendo atendido, que é justamente proporcionar uma renda extra para aquela dona de casa, aquele dono de casa que participa da oficina”, iniciou.
“A partir do conhecimento obtido naquele momento a pessoa consegue ter uma maior autoestima, mais dignidade e também ter uma renda própria para poder viver de uma forma melhor”, completou.
As oficinas de doces e biscoito foram realizadas nos CRASs Alto de São Manoel, Costa e Silva, Sumaré e Barrocas. Este último teve o encerramento na sexta-feira passada (18). Durante toda a semana os(a) participantes aprendiam a fazer diversos doces e biscoitos. Cada oficina tinha duração de 20 horas e era realizada de segunda a sexta.