A importância do voto da população para o Conselho Tutelar

Compartilhe

O Brasil possui uma grande população infantil e, na tentativa de protegê-la, conta com uma série de direitos na legislação nacional. Contudo, de nada valem esses direitos se não forem sentidos de forma prática na vida das crianças e dos adolescentes no país.

Um dos principais órgãos que busca justamente essa efetivação de direitos é o Conselho Tutelar, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para simplificar, o Conselho Tutelar é um órgão público que tem como atribuição garantir o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

Nesse sentido, a sua missão institucional é representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantil no país, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura, à convivência familiar e comunitária, entre outros.

Por isso, o conselho tutelar é de suma importância nos municípios brasileiros.

OPINIÃO:

Existe um pensamento por parte da população de que não é importante e nem vale apena votar para o Conselho Tutelar, e isso é uma inverdade. Por tudo que falamos acima, é super necessário e fundamental que a população entenda a importância e vote. Escolher os conselheiros tutelares deveria ser algo primordial para a população. Visto que é o conselho o responsável por resguardar as nossas crianças e adolescentes.

Para quem não sabe, o conselho tutelar acompanha casos e mais casos, de diversas naturezas, casos inclusive, muito complexos. Não achem que o conselho não faz nada, pelo contrario, faz muito, porem de forma sigilosa para garantir a integridade dos envolvidos.

Talvez a população não tenha ideia de quantas crianças e adolescentes são literalmente salvas de agressões, de assédios, de tantos maus tratos e negligencias que acontecem, que muitos não sabem e nem vê, mas que o conselho esta lá, na surdina fazendo o seu papel.

No próximo dia 01 de outubro acontecerá em todos os municípios do Brasil a eleição para o conselho tutelar. Analise os nomes, escolha aquele que você acha que pode fazer um bom trabalho e vote. A sua parte é votar.

Pense com carinho e reflita, a sua participação na escolha do conselho é indispensável.


Compartilhe

Deixe um comentário