Primeiro IERN vai atender 160 alunos na zona Oeste de Natal

Compartilhe

Inaugurado nesta segunda-feira (20), o primeiro de doze Institutos de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERNs) vai atender, com ensino técnico e profissionalizante, 160 estudantes. A unidade foi construída na Avenida Mor Golveia, no bairro Bom Pastor, zona Oeste da capital potiguar, uma das que apresentam maior vulnerabilidade social. O anúncio para a construção desses institutos ocorreu junto com o lançamento do programa “Nova Escola Potiguar” no final de julho de 2021. Naquele momento, a previsão era de concluir os empreendimentos até o final de 2022.


Agora, a expectativa é de que dez desses sejam concluídos até o final deste ano. “É um momento feliz da entrega do primeiro IERN dos dez que serão entregues até o final do ano, no padrão Instituto Federal. Estamos expandindo essa rede, trazendo para a juventude potiguar o que tem de melhor em matéria de educação profissional”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

Ela relembrou que no período enquanto atuou como parlamentar incentivou a chegada de institutos federais e que segue agora no Executivo estimulando a educação profissional. “Estamos preparando os nossos jovens, não só a formação geral, mas para o mundo do trabalho, profissionalizando, para que possam ter mais oportunidades de conseguir empregos dignos e decentes”, destacou.

No IERN Natal os estudantes concluirão o Ensino Médio na modalidade integrada com os cursos de Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Química. “Na nossa gestão de 2019 até 2024, nós ampliamos a oferta em quase 40%. Saímos de 7 mil matrículas na educação profissional para mais de 10 mil. Com a chegada dessas novas escolas técnicas estaremos ampliando mais”, pontuou Fátima Bezerra.

As atividades se iniciam com quatro turmas, totalizando 160 estudantes, a partir desta terça-feira. “Então esse é o grande diferencial, o espaço de inclusão numa região onde a necessidade se apresenta, inclusão cultural, inclusão social. Toda a equipe de gestores, professores, terceirizados, já está formada”, ressaltou a secretária estadual de Educação, Socorro Batista.

Com a obra e a aquisição dos equipamentos, o investimento é de R$ 11,4 milhões. De acordo com a secretária, no início de julho mais três devem ser entregues, em Alexandria, Campo Grande e, possivelmente, Tangará. Até o final de agosto, o governo prossegue com novas unidades sendo inauguradas.

O secretário da Infraestrutura, Gustavo Coelho, diz que todos os dez IERNs mencionados pela governadora estão em execução em estágio avançado. “Temos mais quatro praticamente prontos em Jardim de Piranhas, Campo Grande, Umarizal e Tangará, que muito em breve estaremos entregando. Mais um mês, mês e meio, nós teremos todas as dez prontas”, disse ele.

Mossoró e São José de Mipibu só devem ter suas unidades concluídas no próximo ano. Além disso, Touros, Santana do Matos, São Miguel e Areia Branca também foram cidades contempladas.

Na unidade de Natal são 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, espaços de convivência, quadra poliesportiva e bloco administrativo. A nova escola traz uma proposta de sustentabilidade, com utilização de energia fotovoltaica, reuso de água e uma estação de tratamento de efluentes própria.

Estudantes comemoram
Ninguém melhor do que os próprios alunos para relatar a importância de poderem contar com uma melhor estrutura educacional e que ofereça mais qualidade no ensino. Esse era o sentimento de Maria Luisa Lima, de 15 anos. “Está sendo um momento único e maravilhoso. As coisas vão ser diferentes aqui. Tem uma estrutura muito boa e eu adorei a qualidade do ambiente dentro da sala, que é climatizada’, relatou a estudante.

Marília Gomes, de 15 anos, se disse feliz em poder concluir seu ensino médio em uma estrutura melhor de ensino. “Eu vou estar no tempo integral. Acredito que vai ajudar muito no aprendizado junto aos professores, recebendo educação de qualidade. E fora a estrutura da escola que é muito boa, contribui muito para o nosso ensino”, afirmou.

A expectativa é de que a partir de 2025 seja ofertado para turmas de Educação de Jovens e Adultos a qualificação em Multimídia e Produção Cultural. Em sua capacidade máxima, o IERN Natal poderá atender até 1.500 alunos.

Tribuna do Norte.


Compartilhe

Deixe um comentário