“A gente não faz política sozinho. Fazemos política sempre procurando unir forças”, disse o deputado federal General Girão (PL) ao anunciar nesta segunda-feira 20 a retirada de sua pré-candidatura e formalizar apoio ao nome de Paulinho Freire (União Brasil) para a Prefeitura do Natal.
Segundo Girão, o objetivo é firmar uma união política no município. “Eu tenho a tranquilidade de dizer para vocês que entendermos que, aqui no RN, o União Brasil está caminhando junto com a gente, e conseguimos somar o apoio do meu amigo, o prefeito Álvaro Dias e Joanna Guerra”.
Girão afirmou que as conversas sobre apoio entre os partidos já aconteciam desde o ano passado, em reuniões conduzidas pelo senador Rogério Marinho, líder do PL no Estado. “No ano passado, conversando com Paulinho, a gente começou a engatinhar conversas e dizer que, ainda neste ano de 2024, um pouquinho antes do primeiro turno, seria interessante que quem estivesse melhor nas pesquisas, já contasse com o apoio do colega”, revelou.
Natal não será o único município a presenciar essa união, de acordo com Girão, que confirmou existir uma força política para mostrar Natal, mas que, “tem outros municípios que vão merecer essa mesma atenção”. Ele citou, também, que “gostaria que a gente não ficasse nessa polarização entre esquerda e direita, mas infelizmente o Brasil é dividido, essa daí é uma realidade”.
Paulinho Freire, que tem o apoio de partidos como o PL, Republicanos, Podemos e PSDB, comentou a fala do deputado e definiu seu incentivo como “um bom apoio”.
“Isso é de suma importância, até porque, como Girão disse, tínhamos conversado que ele me apoiaria ou eu o apoiaria. E eu teria um prazer muito grande se ele fosse candidato, eu votaria com toda tranquilidade [nele], por sua história, pelo seu passado, por defender princípios e valores que eu também defendo. Vamos tomar as ruas de Natal levando a nossa mensagem”, disse.
Além de Girão e Paulinho, estavam presentes o presidente estadual do União Brasil, ex-senador José Agripino; o prefeito Álvaro Dias (Republicanos); a pré-candidata a vice de Paulinho, secretária de Planejamento Joanna Guerra; e o pré-candidato a prefeito de Parnamirim Salatiel de Souza (PL); e outros políticos dos três partidos.
“Paulinho é candidato de centro”, diz presidente do União Brasil do RN
Durante o anúncio, José Agripino afirmou que Paulinho Freire não representa nenhum dos lados da atual polarização política que divide o país, e sim, que ele é “candidato de centro”, ressaltando que a direita apoiará a candidatura do deputado federal. Sua fala “casou” com declaração recente de Paulinho Freire, que se definiu ideologicamente como “centro-direita” e nunca foi extremista.
Agripino reforçou a importância do apoio de Girão, que segundo ele, “traz voluntaria e corajosamente esse apoio no início da campanha. A pré-candidatura de Paulinho significa a garantia da continuidade em torno do desenvolvimento. E a participação da direita nesse projeto é valorizada no limite máximo pelo União Brasil. Por isso, fiz questão de estar aqui para participar e agradecer ao apoio do PL e ao gesto corajoso do Girão, que era pré-candidato e resolveu abrir mão, em nome do futuro de Natal, e apoiar Paulinho”, pontuou.
Agripino citou ainda o papel de Joanna Guerra, pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Paulinho, e destacou que as obras da gestão Álvaro Dias serão continuadas. “Aqui em Natal, tem algumas coisas que estão sendo feitas por Álvaro que não podem sofrer interrupção. A engorda da praia de Ponta Negra é uma delas, pois significa emprego, turistas visitando a praia com maré cheia e maré vazia e que a urbanização da orla será tão bonita quanto as mais bonitas do Nordeste”.
Vice na chapa de Paulinho, Joanna Guerra disse crer que a população confiará na união entre ambos. “Aliado ao quesito técnico e toda experiência e credibilidade que o deputado Paulinho tem e, juntando o apoio dos partidos que estão com a gente, a experiência do senador Agripino e de todos os vereadores da Câmara Municipal, eu tenho certeza que o povo vai caminhar ao nosso lado, assim como já caminha durante todo esse mandato”.
Agora RN.