Saiba quem é André Mendonça, o mais novo Ministro do STF

Compartilhe

Aprovado pelo Senado para ocupar uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-advogado-geral da União André Mendonça, 48, dá hoje o último passo em sua longa jornada em direção ao posto. Ele já era cotado para a cadeira pelo menos desde julho de 2019, quando entrou na lista de postulantes após o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmar, em um culto com a bancada evangélica na Câmara, que levaria ao Supremo um nome “terrivelmente evangélico”.

Nascido em Santos, no litoral paulista, Mendonça é advogado da União desde 2000. Nomeado para o comando da AGU logo no início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019, ele era visto como um nome estritamente técnico, que no governo Temer havia sido assessor especial do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Wagner Rosário.

O advogado é formado em ciências jurídicas e sociais pelo Centro Universitário de Bauru (SP), em 1993. Mendonça se especializou em direito público na UnB (Universidade de Brasília). Em seguida foi à Espanha, onde obteve os títulos de doutor e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca. Na AGU, Mendonça atuou especialmente na área de combate à corrupção, assunto sobre o qual tem livros publicados.


Compartilhe

Deixe um comentário